As nossas vinhas

As nossas vinhas estão situadas em plena Região Demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, designadamente na freguesia de Castedo do Douro, concelho de Alijó.

Estão também inseridas na área classificada pela UNESCO como Património Mundial.

É conhecida a presença de vinha na Região do Douro desde a ocupação romana, onde já se fazia vinho nos vales do Alto Douro.

Ao longo da história da região, que tem tanto de fascinante como de cruel, deram-se grandes evoluções, permitindo-nos que hoje tenhamos uma espantosa “paisagem cultural, evolutiva e viva”, reconhecida como Património Mundial pela UNESCO.

De salientar também o facto de ter sido a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, aquando da criação pelo Marquês de Pombal da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756.

A região, rica em microclimas como consequência da sua acidentada orografia, divide-se em três sub-regiões – Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo-se em cada uma delas vinhos de qualidade brancos, tintos e rosados, vinhos espumantes, licorosos e ainda aguardentes de vinho com especificidades próprias.

Fonte: IVV, I.P.

Castas

O Montel é produzido a partir das castas Tinta Roriz e Touriga Nacional provenientes das nossas vinhas.

Existe em Portugal um elevado número de castas e um número significativo de sinónimos utilizados para uma mesma casta, fruto de tradições culturais de expressão regional.

Assim, foi adaptada uma nomenclatura oficial, compatível com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, o Código Internacional de Nomenclatura de Plantas Cultivadas, o Código de Propriedade Industrial e, ainda, com o regime jurídico de proteção das denominações de origem e das indicações geográficas vitivinícolas.

Neste sentido foi elaborada a Lista das Castas Aptas à Produção de Vinho que constitui, simultaneamente, a base para atualização do Regulamento (CEE) no 3201/90, da Comissão, de 16 de Outubro, relativo à rotulagem de vinhos, em particular quanto aos nomes de castas que podem figurar na rotulagem dos VQPRD e dos Vinhos Regionais.